top of page

IRLÂNIA MERCÊS

Irlânia Santos Mercês é natural de Salvador/BA. Incentivada pelos pais desde muito cedo desenvolveu o talento para as artes e o artesanato. Autodidata, aos 12 anos já confeccionava suas primeiras obras. Apaixonada pelo ofício e no seu modesto aprendizado foi aprimorando sua arte e compartilhando seu talento com amigos e colegas. Para Irlânia a arte é missão de sua alma.


Um talento que começa muito cedo não demora a apresentar grandes resultados. Durante muito tempo sua motivação e devoção foi criando uma vontade de se expressar muito forte. Quando não produzia em casa buscava oportunidades de levar seu aprendizado para comunidades carentes do interior da Bahia.

 

Seu primeiro contato erudito de arte sacra ocorreu durante um curso da professora Clarisse Santos, estudiosa octogenária, sobre Arte Sacra Parisiense. Durante os três anos de estudos e formação acabou conhecendo e se pôs a praticar a arte de vestir santos. Católica devota, encontrou nessa arte sua mais proeminente vocação. 


O curso foi sua inspiração e aprimorando sua técnica montou um pequeno ateliê em sua casa para confecção e venda de peças. A arte de Irlânia é tão detalhada e genuína que todas as suas produções são peças exclusivas. Respeitando a iconografia original, a artista utiliza os tecidos com as cores talhadas de cada santo. Os detalhes e adornos também cumprem a excentricidade da representação católica. 

 

Seu talento nato fora objeto de duas exposições em Salvador, atraindo admiradores e clientela fixa. “Tem casos de um único cliente que já possui quatro, cinco santos”, narra a artista. Emocionada e com os olhos marejados, Irlânia conta que possui forte relação com as três santas consideradas as únicas manifestações de Maria: Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Conceição (a padroeira de Salvador). 

 

Casada há 34 anos é mãe dedicada de três filhos e dois netos. Sua alma serena e natureza leve se reflete em suas obras. Já participou também de duas Exposições Internacionais de Presépios no Mosteiro de São Bento - Salvador/BA - e ao encontro com Rolemberg Araujo está produzindo seu maior trabalho. Trabalho nato, resultado de sua crença e sensibilidade na arte da fé. De seu toque fino e inspirador aflora sua composição:

 

-  Mãos Sagradas: mãos que criam, mãos que rezam, mãos que vestem.

bottom of page