top of page

BERG ARAUJO

Guarulhense radicado Rolemberg Araujo desde cedo se envereda pela arte, em especial a arte sacra. Seu primeiro contato se deu nos tempos de liturgia. Coroinha da igreja de Itapetinga/BA foi através das festas e cerimônias católicas que Rolemberg pode ter contato com um mundo de símbolos e significados que marcariam seu imaginário adolescente. Túnicas, vestes, estolas, alfaias, casulas, véus e coroas compunham o cenário em que se desenhavam sua experiência mais lúdica de vida.


Seu forte laço com a fé foi a inspiração para o descobrimento de sua arte. Das festas da igreja foi descobrindo suas habilidades que marcariam sua vida adiante: canto, dança, poesia, teatro, artes visuais...todas executadas a perfeição, mas nenhuma delas chegando em tal tenacidade quanto as artes plásticas.

 

Forjando adornos e amuletos a pedidos de amigos que confiavam em seu pendor estético durante anos Berg aperfeiçoou sua arte sofisticando com suas novas experiências de vida. Há seis anos num encontro inesperado se deparou com o trabalho da artista plástica Irlânia Mercês. Encantado pela arte Rolemberg vai conhecer pessoalmente o trabalho desta também baiana que culmina hoje nesta exposição.

 

Psicólogo de formação, professor, arte terapeuta, hoteleiro. Com múltipla formação, pai e avô de três netos, a arte foi a única expressão incessante que acompanhou desde os tempos de adolescência. Em 2015 de passagem a Portugal teve um de seus maiores insights e deslumbramento que se inspirava em cada paisagem e iconografia histórica. Respirando os ares do Porto e as margens do Tejo revisitou seu passado e se emocionou em depreender sua origem. 

A origem que fez o seu país, sua história e seu primeiro vislumbre de arte. Sua crença impassível na fé das pessoas inspirou a adornar com o primor da arte esculturas sacras provocando em quem as vê mais respeito, apreço e fascinação. Os toques de fé são resultados de anos de experiência e linguagem singular que os mestres do encantamento se referem a suas obras: - abençoe-te, ampare a quem lhe pertencer. 

 

Nesta primeira exposição já em parceria com Irlânia os suspiros não serão mais dos fiéis e clientes, mas qualquer um que não tenha se emocionado diante da imagem, da representação sagrada: 

 

- Mãos Sagradas: mãos que criam, mãos que rezam, mãos que vestem.

bottom of page